ARTE-EDUCAR


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10/09/2012



08/09/2012
Queridos alunos, para a avaliação observar nos slides sobre a arte postal principalmente os conteúdos dos slides de 8 a 11. Boa prova!!



21/08/2012


31/07/2012











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26/06/2012

 

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18/04/2011


Por falar em Alta Idade Média, garimpei as imagens para a construção de cenários
do teatro que os alunos do 7º Ano estão ensaiando:





As obras de artistas como
Hieronymus Bosch, Giotto e Pieter Bruegel o Velho
podem trazer muitas idéias.

Mais inspirações nos links:

http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=1181
 http://resenhasbrasil.blogspot.com/2009/07/historia-artistica-da-europa-idade.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Arte

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 Artistas prodígios!!

Na última década, as pinturas prodígios de arte infantil demandou mais de 25.000 dólares em um leilão - e muita atenção da mídia. Confira mais detalhes em:

http://www.artinfo.com/news/story/36826/from-the-palettes-of-babes-5-prodigious-child-artists-to-watch/ 
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"Você não brinca com uma criança ou colore uma figura com ela para mostrar sua superioridade.  Pelo contrário, você escolhe se limitar para facilitar e honrar o relacionamento. Você é até capaz de perder uma competição como um ato de amor. Isso não tem nada a ver com ganhar e perder, e sim com amor e respeito." (A CABANA, William P. Young) 
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Acompanhe aqui as receitas de tintas caseiras:

Pela Revista Nova Escola através do link:

Ou você também pode fazer sua tinta assim: 
  • Em potes com água, coloque um elemento diferente como: fatias de beterraba, folhas de couve, folhas de espinafre, pó de café, urucum, pó xadrez de diferentes cores.
  • Espere a água de todos os potes ficar colorida e depois coe.
  • Coloque em cada pote um pouco de cola branca e misture bem. As tintas estarão prontas para serem usadas!

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Arte Postal na Semana do Amigo

Slides para motivar e inspirar as atividades relacionadas com a Semana do Amigo, comemorada no início do ano letivo na escola, com a intensão de receber os alunos antigos e, principalmente, os novatos.
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Emoção Art.ficial - por Itaú Cultural:

Vídeo interativo que traz os conceitos abordados pela Bienal de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural, desde sua primeira edição em 2002.

Para saber sobre todas as edições do Emoção Art.ficial, acesse: http://www.emocaoartficial.org.br/


 


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 Instituto Undió - Educação Através da Arte
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Papel Reciclado

Aqui uma super dica de como você pode fazer - se quiser - o papel reciclado.
Lembre sempre de contar com um adulto para te ajudar!
Se achar difícil, você tem liberdade para improvisar e inventar - tudo com muita segurança!
Bom divertimento e boas artes!



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La Belle Haulmière 

ou A Bela Armeira de Auguste Rodin

Aula preparada para as turmas de 8º e 9º Anos

Quando a idade em que estão e, ainda, com toda a pressão que sofrem pela mídia e entre seus pares, a beleza se torna um assunto muito delicado e polêmico assim como na arte também.

“Rodin nos dirá que quando não percebemos a Beleza, a falha é de nossos olhos e não dela. Devemos transformar o nosso olhar para recuperar o encanto, o espanto e a maravilha de ver o belo onde menos o esperamos.

(...) a Beleza só aparece a partir de uma educação do olhar que nos faz prestar mais atenção ao que nos cerca, aproximando-nos daquilo que aparece nas entrelinhas da realidade. Quando Rodin modela corpos que parecem mover-se, atrai a vista e a paixão dos homens para este mundo, incitando-os a buscar a seu redor a mesma Beleza que ele faz brilhar em suas esculturas. Com isso, cada um torna-se responsável pela formação de seu próprio mundo. Pois não se trata apenas de copiar as formas da Natureza; o que interessa a Rodin na Natureza é seu poder de transpor em linhas, superfícies, volumes e cores tudo o que é interior. (...) O artista sente que sua paixão precisa, antes de tudo, fazer-se superfície, tomar corpo, e para tal ele entrega seu olhar e seu coração à Natureza, mãe do brotar, e segue-a fielmente. 



Hoje, como naquela época, não estranhamos quando vemos a Beleza surgir em corpos perfeitos, com formas harmônicas e precisas. Nas Academias de Belas-Artes, as aulas de modelo-vivo nos preparam para copiar muito bem essas aparências belas, mas muitas vezes não encontramos o Belo – pois não vemos ali vida. 

No entanto, encontramos enorme Beleza na escultura 
La belle haulmière de Rodin, 
que é a figura de uma velha com pernas e braços finos e enrugados,
e o corpo já cansado e sem viço. 
A velha armeira é feia, mas transborda uma Beleza 
que não sabemos de onde vem.

Tal Beleza não pode surgir do conteúdo ou do modelo da obra, se nos detivermos apenas em tais padrões acadêmicos. Virá, então, das formas harmonicamente esculpidas, integradas e expressivas. Mas como pode um modelo feio gerar Beleza e harmonia de formas? Rodin nos responde dizendo que, em arte, Beleza é caráter. Só vale o que nos impressiona com absoluta verdade. A Beleza da Arte para Rodin, vem de um límpido olhar em direção à realidade, à Natureza.

Rodin olha para a velha armeira e a vê bela. Em seu corpo cansado, ele vê a verdade de sua existência, a vida que dignamente se faz inteira sob a forma de uma armeira cansada. Seu olhar é límpido e forte o suficiente para não recusar a vida em nenhuma de suas manifestações. Determinado e doce, ele atravessa as formas aparentes e atinge suavemente o movimento interior que faz surgir o ser. Só buscando a verdade de cada ser é capaz de doar Beleza à obra.

O caráter de uma obra mostra sua essência e sua verdade, posto que transforma em músculos, gestos e faces todo o interior recolhido. É, portanto, a capacidade de fazer aparecer o traço fundamental de uma vida. Assim, faz-se bela a armeira que porta vida e luta em seu corpo frouxo e lasso – seu cansaço é o cansaço dos tempos arcaicos, cansaço que é belo pois é a mais profunda realidade. A beleza é então a celebração do encontro do traço talhado com os traçados da vida. E está em toda parte. BASTA VER!”

Texto adaptado da introdução de Daniela Caldas, em Rodin, de Rainer Maria Rilke - 2ª. edição – 
Relume Dumará

  • A intenção é primeiro mostrar alguns trabalhos de Rodin como esculturas e desenhos de outros modelos tidos comumente como ideais de beleza. 
  • A exposição dos slides começando pelo Pensador percorre vários exemplos terminando nas imagens da escultura da Bela Armeira.
  • Instigar os alunos a buscar a razão do nome da escultura como Bela.
  • Finalmente, a leitura em sala do texto acima completa a argumentação.



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CONFIRA ALGUMAS DICAS DA REVISTA NOVA ESCOLA:
·         Pinturas Fantásticas:
A garotada do 2º ao 5º ano adquire precisão e habilidade com o pincel ao retratar plantas e paisagens empregando a técnica do sumiê”

·         Linguagens artísticas:


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